INGREDIENTE DE PRODUTOS COSMÉTICOS DEPILATÓRIOS

Este tema tem o propósito de levar ao leitor conhecimentos sobre estudos científicos a respeito dos ingredientes ativos encontrados em rótulos de produtos do mercado. Esta é uma campanha pela informação do consumidor consciente e inteligente.  Sempre que comprarem qualquer produto verifiquem o grau de compromisso da empresa com a sustentabilidade e como destinam seus resíduos.

Tioglicolato em depilatórios e suas implicações

     Os primeiros registros datam de 4000 a 3000 anos antes de Cristo, quando surgiu a forma primitiva de um creme depilatório preparado à base de tri-sulfeto de arsênico, cal virgem e amido. Trata-se do clássico depilatório Rhusma Turcorum, usado por muitos anos nos haréns orientais.
     As técnicas evoluíram até o nascimento dos depilatórios químicos a base de ácido tioglicólico que encontramos no rótulo de cremes depilatórios do mercado. O ácido tioglicólico é o ingrediente ativo responsável pela eliminação dos pêlos, associado ao hidróxido de cálcio ou de potássio, este servindo geralmente para ajustar o pH a um valor ótimo geralmente variando de 10 a 12.     A formação do tioglicolato de cálcio ou de potássio promove ação queratolítica, pois as pontes de dissulfeto da queratina são rompidas. Sendo assim, este método atua por desorganização da queratina da pele e dos pêlos.         O excipiente da formulação contém uma mistura de mono- e dietanolaminas cerosa dos ácidos láurico e esteárico, que constituem o corpo do creme, emulsionados com tensoativo não-iônico (exemplo: monoleato de polioxietileno de sorbitano mais conhecido como tween 80). Os pêlos atacados são eliminados simplesmente com água ou com um pano umedecido. O inconveniente do procedimento consiste numa ligeira irritação da pele e na apresentação ocasional de folicutite, . (Cosmetic &Toiletries Maio/Junho 2007).
    Por que que isso ocorre? Porque o pH normal da pele está em torno de 5,5 a 6,0, ou seja é ácido e o pH dos cremes depilatórios em torno de 10 ou 12 fortemente básico causando freqüentes irritações. Mesmo em cremes depilatórios cujo rótulo está escrito: “peles sensíveis”, não estão isentos do ingrediente ativo tioglicolato. Um estudo publicado na revista científica International Journal Toxicology em 2009 investigou a segurança dos tioglicolatos em depilatórios. Este estudo em modelo de animais relata que os tioglicolatos podem ser irritantes para a pele de animais, sendo distribuído também para os rins, pulmões, intestino delgado, e baço sendo excretado essencialmente pela urina. Claro que tudo depende da dose e das condições de uso. Portanto, caro leitor se você for um usuário de cremes depilatórios preste atenção às condições de uso do produto informado pelo fabricante. Se tiver a pele sensível cuidado! E Não utilize na pele ferida e por mais do que 10 minutos.

(Int J Toxicol. 2009 Jul-Aug;28(4 Suppl):68-133.)

Comente este texto: naturezabrazil@gmail.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Comparativo de Técnicas de Depilação