Prós e contras dos métodos de depilação


Conheça alguns dos vários métodos de depilação mais utilizados disponíveis no mercado e veja em qual deles você se identifica melhor

- Depilação a laser:. É necessário em média 5 sessões.“ Não se deve prometer nenhum resultado com menos de 5 aplicações porque o pêlo tem diferentes fases de crescimento”. Quando o raio laser é disparado sobre o pêlo, a melanina (pigmento do pêlo) absorve a sua energia destruindo o próprio pêlo e o folículo piloso, que é o lugar onde o fio é gerado. O laser lightsheer é o único no mercado mundial com a aprovação pelo FDA para depilação permanente. Quanto mais grosso e preto for o pêlo, melhor será o resultado.
Vantagens: permite ficar até 3 anos sem pêlos, dando origem a uma penugem cerca de 2 ou 3 anos após as sessões.
Desvantagens: a técnica não é a mesma em pêlos brancos que não possuem melanina. Causa um pouco de dor, mas geralmente se usa pomada anestésica. O tratamento é contra-indicado para quem tem câncer de pele ou psoríase e também não é recomendado durante a gravidez. Quem tem o tipo de pele com característica oleosa, sensível e mais pigmentada (morena escura) existe risco de possíveis inflamações, podendo levar à formação de bolhas e vesículas. Hipo ou hiperpigmentação ocorre mais comumente em pacientes com pele escura ou bronzeados. O tratamento é muito caro e prolongado exibindo uma série de cuidados após o uso do laser como evitar outros tipos de depilações e não se expor ao sol. Não há dados publicados na literatura ciêntífica relatando 0% de recrescimento dos pêlos. Algumas papilas são altamente resistentes e até mesmo as papilas severamente feridas conseguem recuperar-se e continuar a produção de pêlos.
Nota: retirado do livro The Skin Type Solution (Dra. Baumann L, 2006)

- Depilatórios químicos ou cremes depilatórios: Os agentes químicos mais utilizados para este tipo de depilação são: tioglicolatos de sódio ou cálcio, e sulfetos (mais irritantes) que os tioglicolatos. Estes agentes agem rompendo as ligações químicas responsáveis pela estrutura da queratina que é uma proteína constituinte do pêlo, destruindo o mesmo, ou seja dissolvendo o pêlo. O folículo piloso não é destruído com este método.
Vantagens: rápido, barato, indolor e não deixa cicatriz.
Desvantagens: os pêlos e a pele são semelhantes em sua composição de queratina, portanto, a maioria dos depilatórios químicos são extremamente irritantes pra pele.  Isto ocorre porque estas formulações possuem um PH em torno de 10 a 12 muito básico, o que o torna irritante, e o PH da pele é em torno de 5,5 (ácido). Até mesmo produtos que contem em seus rótulos “creme depilatório para peles sensíveis”podem causar irritação, pois contém em suas formulações fragrâncias e tioglicolatos que podem ser extremamente danoso à pele.

- Barbear ou depilação com gilete: barbear é a técnica preferida para pêlos faciais em homens e pêlos da axila e das pernas em mulheres.
Barbear úmido: é fácil, indolor e econômico. Utiliza lâmina e creme de barbear para permitir que o aparelho deslize.
Vantagem: permite que o pêlo seja cortado próximo à superfície da pele.
Desvantagens: irritação da pele, traumas, infecções (impetigo, verruga viral) e foliculite.

- Barbear Seco: Barbeador elétrico ou aparelho depilador elétrico corporal sem uso do creme. Contém lâminas que rodam ou vibram cortando assim o pêlo.
Vantagens: rapidez e facilidade do pêlo ser removido.
Desvantagens: irritação da pele, pústulas perifoliculares e infecções cutâneas. A maioria dos instrumentos elétricos manuais é movimentada sobre a pele como um barbeador elétrico. Não funciona bem em superfícies curvas, como as axilas. O pêlo precisa ter comprimento suficiente para ser preso.

- Pinça: remoção do pêlo inteiro inclusive o bulbo.
Vantagens: é econômico, simples, porém é tedioso e desconfortável. É eficaz para sobrancelhas, bigode, queixo, e pêlos isolados
Desvantagens: Apenas pêlos terminais podem ser eficientemente arrancados, já que o pêlo tipo velo geralmente rompe-se próximo à superfície da pele.

- Ceras: existe no mercado 3 tipos de ceras: morna, quente e fria, podendo ser vendida como roll-on ou em potes.
Vantagens: Importante ressaltar que o cosmético trata a pele. A depilação com cera tem a vantagem de ser rápida, prática e barata e de remover tanto o pêlo velo quanto o terminal. O recrescimento é mais demorado comparativamente à barbeação, além de ser um método prático e barato e usado pela maioria da população, o calor da cera dilata a abertura do folículo e facilita a remoção do pêlo. Lembrando também que a depilação não causa vasos ou varizes, pois o tempo em que a cera quente permanece em contato com a pele é muito pequeno. É importante saber que a pele deve ser tratada antes e após a depilação para evitar a inflamação.
Desvantagens: quem tem a pele sensível, oleosa e com tendência a pigmentação deve- se evitar o uso de ceras quentes, pois podem provocar inflamação (Dra. Baumann L, 2006).
Nota: O ideal é usar cera fria ou morna (370 C) e aplicar um tratamento de manutenção após a depilação.

Atenção: a reciclagem de ceras não deve ser executada! As ceras que costumam ser reutilizadas são novamente fundidas juntamente com o manto hidrolipídico da pele, e o suor é produzido como resposta ao aumento de temperatura e parte da microflora autóctone. Sob aquecimento, a presença de água faz aumentar a temperatura de fusão da mistura. A introdução de impurezas provoca modificações estruturais na cera, refletindo em diferentes características de adesividade. Uma cera “velha” deverá ser aplicada a uma temperatura mais alta, às vezes insuportável pela pele. Além disso há risco de contaminação por microorganismos patogênicos termoresistentes.


Colaboração: Daniela Pinto Duarte
(farmacêutica-bioquímica formada pela USP e com especialização em cosmetologia)



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Comparativo de Técnicas de Depilação